segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Regularidade ganha campeonato

Conca: jogador mais
regular do campeonato
  Está chegando ao fim mais uma edição do Campeonato Brasileiro. O próximo domingo, cinco de dezembro, será o último dia que a bola irá rolar em campo. Essa semana que antecede o término da competição é repleta de especulações, declarações, provocações, polêmicas..
 O Brasileirão deste ano foi marcado pela regularidade entre os times, o que resultou na luta de três equipes pelo título de melhor do campeonato. São eles: Fluminense, atual líder, Corínthians, vice, e Cruzeiro, terceiro da tabela. Levando em consideração a grandeza e a organização desses clubes citados, além dos resultados de anos anteriores, concluimos que o sistema de pontos corridos favorece àquele que for mais regular e melhor estruturado. Futebol não é sorte, é justiça... Ou deveria ser.
Elias, Dentinho e Ronaldo:
torcem para um tropeço de Fluminense
 Chegou a hora de avaliar o rendimento no ano. As considerações sobre os ganhos e os prejuizos da temporada, as contas matemáticas para ver quanto será preciso para conquistar o título ou escapar do rebaixamento, as reflexões sobre aqueles jogos em que "Não poderíamos ter deixado de somar pontos", as indagações sobre contratações certeiras, estão presentes em maior grau nessa reta final. Surge aquele arrependimento, ou então, orgulho.
Jogo polêmico: Fabrício
reclamando sobre pênalti
marcado pelo juíz. Cruzeiro
perdeu o jogo e a liderança
 O Fluminense, de Muricy Ramalho, está com todo o favoritismo entre os clubes que tentam o sonho maior de ser campeão. O time carioca, que esteve na liderança vinte e duas vezes no campeonato, com o meia (e talvez o jogador) mais regular do campeonato, Darío Conca, com um elenco de qualidade e com um técnico tri campeão brasileiro, depende das próprias forças para faturar o caneco e comprovar os investimentos feitos na temporada. Quem ainda está sonhando é o Corinthians. Com apenas um ponto atrás do líder, tenta resgatar forças para motivar o elenco a não desistir do título, que é dificil, mas não impossível. As sete partidas seguidas sem vitória do time nessa reta final martelam a cabeça de cada jogador, dirigente e membro da comissão técnica.. O Cruzeiro, típico mineiro, come pelas beiradas. Após perder a liderança contra o adversário direto ao título, Corinthians, num jogo de muitas polêmicas, na trigésima quinta rodada, muitos apostavam na queda de produção do time, mas Cuca e seus comandados decidiram provar o contrário; ganharam as partidas seguintes e agora torcem para deslizes dos que estão a frente para chegar em primeiro. O campeonato está aberto.
Renê sonha com
a Série A ano que vem,
pelo Atlético GO.
 A emoção não está presente somente na parte de cima da tabela. Referímo-nos aos que brigam para não cair à Série B, Atlético GO e Vitória, únicos no campeonato que ainda têm chances matemáticas de cair, e, por coincidência, irão se enfrentar na última rodada e travar uma grande decisão. Caso o time goiano consiga uma vitória ou um empate contra os baianos, que jogam em casa, assegurará vaga na elite nacional ano que vem. Se o Vitória conseguir somar os três pontos, porém, o time do técnico Renê Simões dirá adeus ao campeonato.
Renato Gaúcho:
precisa ganhar do
Botafogo e torcer
contra o Góias na Sul
Americana.
 A luta pela vaga que está disputada pela Libertadores da América também está muito concorrida. No Brasileirão, os únicos times que brigam pela última vaga para conseguirem participar do torneio sul americano são Grêmio e Botafogo, quarto e quinto respectivamente. Assim como na briga para quem permanece na Série A do ano que vem, os únicos que ainda sonham com o torneio Libertadores irão se enfrentar na última rodada. O time gaúcho, comandado por Renato Gaúcho, e que tem o melhor aproveitamento nesse returno de campeonato, irá enfrentar o de Joel Santana em casa, no estádio Olímpico. Quem ganhar a partida garante acesso ao campeonato mais importante da América Latina. Mas engana-se quem pensar que basta só essa vitória para conseguir vaga no torneio. A Conmebol garantiu vaga também para a Libertadores ao campeão da Sul Americana, torneio que até então, não recebia muita atenção dos brasileiros. Assim, o país do campeão desse título perde automaticamente uma vaga no campeonato nacional que daria direito à Libertadores. Grêmio e Botafogo, alem da obrigação de vencer a partida final do Brasileirão, tem que torcer pela derrota do já rebaixado Goiás, representante do Brasil na final da Sul Americana. Caso o time goiano vença o torneio, as vagas do Brasileirão, que eram de quatro, serão reduzidas para três, deixando o quarto colocado fora da disputa da Libertadores do ano que vem.
Rafael Moura: responsável
pela grande campanha do Goiás
na Sul Americana.
 De fato, emoção não falta para essa reta final de campeonato brasileiro. Quem afirma que o campeonato por pontos corridos não tem graça, deverá rever seus conceitos. Resta apenas esperar quais serão os resultados dessa semana. Todos nós estamos aguardando, cartolas, jogadores, comentaristas, torcedores... Emoção até o fim. Pena de quem não foi regular no ano.

Um comentário:

  1. Rapaz, você está cada vez melhor. É muito gratificante ver um talento se formando. Acho que vou guardar uma de suas provas para o futuro - vai valer uma nota, rsrs

    ResponderExcluir