quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Copa São Paulo de Futebol Júnior

São Paulo FC: campeão de 2010.
 Nesta terça-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou o regulamento e os grupos da 42ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A competição irá acontecer entre os dias 4 e 25 de janeiro e continua mantendo o alto número de clubes, com 92 equipes divididas em 23 grupos. 
Lucas: destaque da Copinha,
titular do time profissional
do São Paulo.
 O torneio oferece a oportunidade de jovens jogadores se tornarem grandes atletas e defenderem a camisa de seus clubes de coração no futuro. Todo ano, promessas e novos talentos ganham projeção nacional, e em seguida, conseguem uma vaga no elenco profissional. Lucas, Casemiro e Bruno Uvini são exemplo. No começo desse ano, eles foram titulares no título do São Paulo FC na Copinha, como também é conhecido o campeonato, e não demorou muito tempo para poderem jogar ao lado de Rogério Ceni e outros jogadores do elenco no time A do clube paulista, ao lado de mais garotos das categorias de base.
Estádios mal estruturados são
frequentes no campeonato.
  Todo esse projeto organizado pela Federação Paulista de Futebol merece respeito e atenção. Meninos ganham cada vez mais chances de mostrarem seu futebol da maneira tradicional, são motivados a aprender o verdadeiro sentimento de competir, os árbitos das partidas são professores de educação física que se preocupam mais em advertir verbalmente cada lance digno de cartão do que apitar a partida, tudo para orientar da melhor maneira possível o garoto. Futebol também é educação. Mas a realidade é outra, infelizmente. A falta de patrocinadores para o campeonato, má organização da FPF, falta de apoio da torcida e número exagerado e descontrolado de clubes atrapalham todo esse projeto educacional da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
 Em várias partidas no início do torneio, vemos times mal preparados convocarem pessoas que nem são treinadas para completar a equipe; clubes que convocam pedreiros, faxineiros, qualquer pessoa para jogar são frequentes. Estádios com uma infra estrutura péssima e de díficil acesso para a imprensa, torcida e até mesmo os times. Ou seja, um torneio que tinha a finalidade de motivar garotos à ingressarem o mundo futebolístico acaba por desmotivar e frustrar várias promessas; são poucos os que conseguem sucesso.
Neymar: de promessa a craque.
Futuro da seleção brasileira.
  Comentaristas de futebol e especialistas apostam que nos próximos anos a situação será diferente. Como haverá Copa do Mundo e Olímpiadas no Brasil em 2014 e 2016 respectivamente, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, entidade máxima do futebol nacional, Ricardo Teixeira, ordenou que houvesse uma renovação imediata nos elencos profissionais, principalmente da seleção brasileira. A partir de agora, as categorias de bases das equipes do país receberão incentivos de governos locais para melhorarem a estrutura de suas academias e facilitarem o ingresso de jovens no futebol. A partir de agora educação, transporte público e saúde serão fundamentais para todo esse processo de renovação e integração de jovens jogadores aos elencos profissionais. Com dedicação, respeito e seriedade esse projeto tem todas as possibilidades de arrecadar os resultados esperados.
Sebastian Vettel: outro ótimo
exemplo de que investir em
jovens talentos é lucro.
 A necessidade de governo, FPF, clubes e icones do futebol brasileiro se juntarem para promoverem essa ideia é essencial para que haja sucesso. As empresas patrocinadoras devem perceber que investindo em jovens promessas, vão lucrar muito em poucos anos e melhorar a qualidade do esporte, do espetáculo e assim chamará mais atenção para investimentos, pois só com eles que é possível atualizar e progredir. Vide exemplos de Neymar, do Santos, e do campeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel.
 Com dedicação, seriedade e trabalho será possível concretizar esse projeto. Investir na Copa São Paulo de Júniores é um ótimo começo e podem ter certeza de que haverá bons resultados no decorrer de 2011. Basta tranquilidade e respeito...

Um comentário:

  1. Ae Luiz, com o português eu posso ajudar, já com o futebol... ;D
    ps: ainda faltam algumas vírgulas ! hehe

    ResponderExcluir